quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Subunidade: Texto

No âmbito da Unidade Iniciada nas aulas anteriores, Multimédia, começamos hoje com uma subunidade desta temática : o Texto.

O que são padrões de codificação de caracteres ?  Os padrões de codificação são definidos por tabelas que contém conjuntos de bits que pretendem representar determinados caracteres com a finalidade de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão por redes de telecomunicação. 


Alguns exemplos deste padrões são:

   .o código
 ASCII;


   . o padrão Unicode.                         



 Tabela do codigo ASCII (American Standard Code for Information Interchange)



Esta tabela foi criada na década de 60, com o objetivo de elaborar um padrão de codificação que fosse usado universalmente por todos os computadores, facilitando deste modo a interação entre os mesmos.

A tabela do código ASCII pode ser caraterizada por usar conjuntos de 7 bits para assim representar um total de 128 caracteres, sendo no entanto muitos deles criados para serem utilizados com a linguagem inglesa




                        Padrão Unicode                                                                                                                                                                 
O UNICODE é um padrão elaborado para definir letras de todos os idiomas e caracteres como pontuação, acentos e símbolos técnicos.
                        
Esta tabela contém aproximadamente 2000 caracteres mais comuns do UNICODE para alfabetos ocidentais. 

Inclui: Letras, números, pontuação e símbolos ASCII, principais letras do alfabeto grego, alfabeto russo, letras acentuadas de idiomas latinos e europeus, símbolos matemáticos, símbolos científicos, símbolos musicais, símbolos religiosos e políticos, numerais romanos, símbolos místicos, emoticons e smiles, setas, formas geométricas e outros símbolos técnicos.





Webgrafia:



Sem comentários:

Enviar um comentário